terça-feira, 3 de junho de 2008

Release - I Conferência Livre de Comunicação da Bahia

SOCIEDADE CIVIL PROMOVE I CONFERÊNCIA LIVRE DE COMUNICAÇÃO NA BAHIA


Acontece, nos dias 04, 05 e 06 de junho, em Salvador, a I Conferência Livre de Comunicação da Bahia. O encontro será realizado na sede da Obra Kolping, no bairro da Boca do Rio, e tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil a fim de articular movimentos sociais e ativistas em torno das discussões sobre o direito humano à comunicação.

O evento, uma iniciativa do Coletivo Baiano pela Democratização da Comunicação na Bahia, busca fortalecer grupos e instituições para qualificar o debate e criar propostas de políticas públicas para serem levadas à I Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, prevista para agosto. A idéia é elaborar ações de incidência sobre a política de Comunicação na Bahia, redesenhando o setor que é dominado por grupos de interesse privado ou político.

A Conferência contará com a participação de professores, ativistas da área e comunicadores. Estarão presentes especialistas como a integrante do Coletivo Nacional Intervozes, Bia Barbosa, e o diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/FACOM), Giovandro Ferreira. Os debates acontecerão também em Grupos de Trabalho (GT’s), que abordarão as mesmas temáticas a serem discutidas na Conferência Estadual: Cidadania e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação; Comunicação e Desenvolvimento Territorial; Políticas Públicas de Comunicação e Comunicação e Educação.

COLETIVO – Formado por organizações da sociedade civil, universidades, estudantes e especialistas, o Coletivo Baiano de Comunicação vem, desde 2002, engrossando as discussões sobre o direito à Comunicação no estado. A articulação já realizou uma audiência pública sobre a temática e elaborou, em 2005, um documento com propostas da sociedade civil para o governador Jaques Wagner e sua equipe de transição. Esse documento serviu de base para a criação da I Conferência Estadual de Comunicação na Bahia, que acontece este ano.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO – O encontro livre da sociedade civil é uma preparação para a I Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, momento de construir políticas públicas de Comunicação para o estado. A Conferência Estadual contará com etapas locais, realizadas pelo interior, e culminará em Salvador, nos dias 14, 15 e 16 de agosto. A partir dessa experiência, a Bahia torna-se o primeiro estado a ter um espaço de debate amplo sobre políticas públicas para a Comunicação, nos moldes defendidos hoje pela Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação.

O lançamento da Conferência Estadual acontece no dia 04 de junho, às 9h, no auditório do Irdeb, em Salvador, com transmissão pelo site
http://www.comunicacao.ba.gov.br e participação de representantes do governo e da sociedade. O encontro está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho Comunicação, coordenado pela Agência de Comunicação Social do Estado da Bahia (AGECOM) e composto por organizações como os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associação Bahiana de Imprensa, Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço-BA), CIPÓ - Comunicação Interativa e Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre outras.

SERVIÇO 1:

O QUÊ? I Conferência Livre de Comunicação da Bahia.
QUANDO? 04 (às 15h), 05 e 06 de junho de 2008 (confira aqui a programação completa).
ONDE? Sede da Obra Kolping (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, nº. 26, Boca do Rio).

SERVIÇO 2:

O QUÊ? Lançamento da I Conferência Estadual de Comunicação da Bahia.
QUANDO? 04 de junho de 2008, às 9h.
ONDE? Irdeb (Rua Pedro Gama,413-E. Bairro: Federação)

MAIS INFORMAÇÕES:

- CIPÓ – Comunicação Interativa (71 3503 4480)
Contato: Flávia Souza (71 8805-3569)
Gil Moreira (71 8187-3769)
Nilton Lopes (71 8148-6123)
E-mails:
comunicacao@cipo.org.br / www.comunica-bahia.blospot.com

- Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom / UFBA) - (71 3283-6174)
Contato: Giovandro Ferreira - diretor (71 8707-1018)
Carina Gazar – Centro de Mídia, Democracia e Cidadania (71 8828-9940)

- Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS)
Contato: André Araújo (71 9901-6668)

Nenhum comentário: